Se você caminha pela Rua Assis Figueiredo, na área central de Poços de Caldas, deve ter visto ou até mesmo parado para olhar alguns animaizinhos entre cães e gatinhos que ficam em frente a um banco, sob os olhares da cuidadora de animais Maria Terezinha Mafra.

Maria está ali todas as tardes de segunda a sexta-feira, das 15h00 às 18h30, há pelo menos oito anos. Aos sábados, está por ali, a partir das 13h00 e sai às 18h. Naquele espaço, ela leva consigo alguns animais para adoção. O que pouca gente sabe, é que até eles chegarem ali, para serem vistos e se identificarem com um possível dono, houve todo um processo. Muitos destes animais foram abandonados em lixão, matas, rodovias, foram até mesmo vítimas de rituais de magia, segundo a cuidadora.
Maria faz o resgate destes animais, os leva para tratamento. Ela nos conta que tem apoio de pelo menos seis veterinárias que não cobram para atenderem os animaizinhos. A cuidadora também tem o apoio da Associação Protetora dos Animais, e assim segue sua batalha para que cada um, seja encaminhado para um novo lar.
Atualmente a cuidadora tem sob seus cuidados 92 animais entre cães e gatos, que ficam em quatro casas, todos aguardando serem adotados. Para que o trabalho continue, Maria conta com ajuda de amigos, voluntários, principalmente com ração.

Entre eles, têm adultos, filhotes, cães de portes pequenos, médios, grandes, com deficiência, mães. Ainda segundo a cuidadora, muitos animais foram abandonados durante a pandemia.
Maria ainda conta que a partir dos quatro meses de idade, todos são castrados, e que após a adoção, dá toda assistência necessária.
Quem se interessar em conhecer o trabalho da cuidadora, basta ir em algum dia ao local indicado na Assis Figueiredo.
O QUE DIZ O PODER LEGISLATIVO
O jornalismo da Onda Poços conversou com o vereador Douglas Eduardo de Souza que fez algumas indicações voltadas à causa animal, entre elas, a ampliação do Centro de Controle de Zoonoses e do Abrigo Municipal de Animais, a promoção de feiras de adoção de animais feitas por estes dois espaços e um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e o curso de Medicina Veterinária da Puc Poços de Caldas. Questionado sobre quais maneiras de ajudar cuidadoras como a Maria Teresinha. O vereador explica que como não tem poderes para execução e não se pode contribuir financeiramente, a orientação é que as cuidadoras e protetoras de animais se unam e criem uma associação.
Em Poços de Caldas desde, 1995 existe a Associação de Amigos e Protetores dos Animais de Poços de Caldas (AAPA) que em 1997 foi declarada utilidade pública. A Associação é sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de caráter zoófilo, educacional, cultural, assistencial e ecológico. A cidade também conta com pelo menos quatro grupo de protetoras de animais e um Coletivo.
CCZ e Abrigo de Animais
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses recolhe os animais que passam por quarentena para ver se não possuem nenhuma zoonozes ou alguma doença transmissível para os seres humanos. Em seguida, estando em condições de saúde são encaminhados ao abrigo e ficam disponíveis para a adoção. Caso a pessoa veja alguém abandonando um animal, pode acionar a Polícia, pois abandono se enquadra no crime de maus tratos. Ainda segundo a assessoria, o CCZ só recolhe os animais que representem risco de Saúde pública, a pessoa entra em contato, o CCZ avalia e recolhe o animal.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: