O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é comemorado nesta sexta-feira (10), em todo o planeta. Foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar atenção de governos e sociedade civil para a importância do assunto.
O “Setembro Amarelo” é a campanha nacional tendo iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o tema é “Agir salva vidas”.
Desde 1962, O CVV faz o trabalho na área de prevenção, com ajuda de três mil voluntários que atendem mais de 10 mil ligações diárias através do 188.
De acordo com dados da instituição, no Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas cometem o suicídio. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos.
Poços de Caldas
A partir desta sexta, o Cristo Redentor da cidade receberá a iluminação na cor amarela, com o objetivo de discutir a prevenção ao suicídio e ao adoecimento psíquico. A Assistente Social, Ana Paula Campos, que integra ao grupo de profissionais do CAPS II, destaca a importância de quem esteja passando por momentos de crise a procurar ajuda.
“O ideal é um acompanhamento em saúde mental, além do apoio da família e dos amigos. É importante enfrentar essa questão sem medo, demonstrar que não é um problema da pessoa, mas de todos na sociedade. Que a vida de cada um é importante e, se está passando por dificuldades e não consegue superar sozinho, existe uma rede de suporte que pode acolher, acompanhar e contribuir para o fortalecimento da pessoa e dos seus sonhos e projetos de vida. Acreditamos que quando a gente para de sonhar, de acreditar no futuro, a vida pode perder o sentido. Então, o Setembro Amarelo convida a sociedade e ao poder público a construir novas formas de convivência, de construir sujeitos autênticos e valorizados, de demonstrar que a vida acontece fora das redes sociais e que precisamos gerar e ser uma sociedade melhor para todos”, comenta.
Atualmente Poços de Caldas possui uma Rede de Atenção Psicossocial multidisciplinar completa, composta pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e outros órgãos.
O Centro de Valorização da Vida tem um número gratuito para quem deseja conversar e pedir ajuda. É só discar 188.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: