ONDA POÇOS

Criadores têm até dia 31/7 para vacinarem bezerras em Minas Gerais

Foto: Acervo IMA

Compartilhe nas redes sociais

Criadores de gado em Minas Gerais têm até 31 de julho para vacinar bezerras contra brucelose, uma doença que pode ser transmitida ao humano pelo consumo de leite não pasteurizado de animais infectados. O estado é o maior produtor de leite do Brasil, com mais de 9 bilhões de litros por ano, segundo a Secretaria de Agricultura. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) destaca a importância da imunização de bezerras de três a oito meses de idade. Após a vacinação, os produtores têm até 10 de agosto para declarar o procedimento junto ao IMA.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

Até o momento, Minas registrou a imunização de pouco mais de 1 milhão de fêmeas bovinas e bubalinas contra brucelose, o que equivale a 45,3% da população desses animais com idade entre 0 e 12 meses no estado. A meta, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é ter um índice vacinal de 80% de todo o rebanho elegível para a vacinação no estado.

O cuidado com a produção leiteira em Minas torna-se ainda mais importante quando se leva em consideração o fato de o estado ser reconhecido pela produção de queijos artesanais de Minas, produzidos a partir de leite cru (não pasteurizado). Hoje, há 151 queijarias artesanais registradas junto ao IMA, sendo este um dos produtos mais celebrados atualmente.

Fonte: Agência Minas