ONDA POÇOS

Cresce o número de vítimas de violência sexual

Compartilhe nas redes sociais

Estudo revela dados alarmantes sobre casos de violência sexual no Brasil. No período de 2021 a 2023, o Brasil teve 164.199 casos de estupro contra crianças e adolescentes até 19 anos. O estudo foi divulgado nesta terça-feira, dia13 de agosto, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os pesquisadores fazem a ressalva de que os números podem ser maiores, por dois fatores: os estados do Acre, da Bahia e de Pernambuco deixaram de enviar dados relativos a pelo menos um dos três anos analisados. Outro fator é a subnotificação. O levantamento indica que apenas 8,5% dos casos são reportados às autoridades policiais.

O levantamento – que também traz dados sobre violência letal – traça um perfil das vítimas de violência sexual, o que inclui meninos e meninas. O sexo feminino responde por 87,3% dos registros. Em quase metade dos casos no país (48,3%), a vítima tem entre 10 e 14 anos.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

O relatório divide a população jovem em quatro faixas etárias e, em todas, houve crescimento de casos de estupro. Na população de até 4 anos, no último ano, os registros aumentaram 23,5%; entre 5 e 9 anos, o crescimento foi de 17,3%.

O relatório aponta que o Brasil apresentou taxa de 131 vítimas de estupro do sexo feminino para grupo de 100 mil na faixa etária até 19 anos. Considerando o sexo masculino, a taxa é de 19,9 crimes para cada grupo de 100 mil habitantes.

Os dados apontam ainda que 67% das meninas vítimas são violentadas dentro de casa. Em 85,1% das vezes, o autor do crime era conhecido da menina.

Fonte: Agência Brasil