Segundo dados do Sest Senat, baseados em informações do Detran-MG, o número de veículos cresceu ao longo dos últimos 10 anos em Poços de Caldas.
Em 2011, a cidade tinha 53,2 mil carros. Em 2021, dados do departamento apontam que o município tinha 73.809 automóveis, ou seja, crescimento de 38,73%. Já com relação às motocicletas, em 2011 eram quase 12 mil motos. No ano passado, o número saltou para 17.334 motos, um aumento de 45,44%.
“Com o aumento do número de veículos, é lógico que a fluidez do trânsito fica comprometida. Nós temos congestionamentos e engarrafamentos em horários de pico de manhã e à tarde. É necessário ter prudência e tranquilidade. Quer chegar no horário? Sai mais cedo. Respeite a velocidade da via e cada um faça sua parte para que as ações individuais impactem o coletivo”, ponderou Stefania Alvise, pedagoga, educadora de trânsito e observadora certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária.
A observadora também lembrou da importância da cidade ter um plano de mobilidade urbana. “Os veículos aumentaram, as vias continuam as mesmas e a população deve cobrar um plano de mobilidade urbana e a execução dele. A população precisa cobrar o poder público sobre o plano para a melhoria da qualidade das vias, do tráfego, que é um direito do cidadão”.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/LGECrJxtxxr0aiRRRxDB1U