Após mais de três anos de emergência internacional, a Organização Mundial da Sáude (OMS), informou nesta sexta-feira,05, que a covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.
O anúncio foi feito após a reunião realizada nesta quinta-feira,04, quando membros do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional aconselharam a fazer a transição para o gerenciamento de longo prazo da pandemia de covid-19, considerando a queda nas mortes, hospitalizações, internações em unidades de terapia intensiva e o alto índice de imunização. Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, agora a covid-19 é um problema de saúde estabelecido e contínuo. De acordo com as estimativas da OMS, a doença matou mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo.
Ainda conforme a OMS, um plano Estratégico de Preparação e Resposta à COVID-19 2023-2025 será publicado para orientar os países na transição para o gerenciamento de longo prazo do COVID-19. Este plano descreve ações importantes a serem consideradas pelos países em cinco áreas: vigilância colaborativa, proteção da comunidade, atendimento seguro e escalável, acesso a contramedidas e coordenação de emergência.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM