Um cabo de aço, instalado como medida emergencial para conter a proliferação de aguapés, foi intencionalmente cortado, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na Represa Bortolan, em Poços de Caldas.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
De acordo com a secretaria, o equipamento fazia parte de um sistema de contenção destinado a limitar o avanço da vegetação aquática, permitindo a remoção dos aguapés de forma mais eficiente pela Avenida Celanese. De acordo com técnicos ambientais da Prefeitura, a destruição da barreira compromete diretamente o manejo da vegetação e pode contribuir para o aumento da proliferação dos aguapés.
O secretário de Meio Ambiente, Stefano Zincone, afirmou que o ato prejudica o trabalho técnico realizado no local e interfere no equilíbrio ambiental da represa. Segundo ele, a propagação dos aguapés pode atingir áreas utilizadas para esportes aquáticos, dificultando ainda mais o controle da vegetação. Equipes da Secretaria e da Guarda Civil Municipal estão no local para reparar os danos.