O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (14/2), na base do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em Belo Horizonte, da entrega de dois helicópteros para reforçar o atendimento aeromédico e de emergência no estado.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
As aeronaves do modelo EC145-D3 foram adquiridas por R$ 164 milhões (R$ 82 milhões cada), com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES). Um dos helicópteros entrará em operação imediata na base do Saav em Varginha, no Sul de Minas, enquanto o outro será utilizado para treinamentos da tripulação até meados de 2025, quando passará a operar em Belo Horizonte.
Os helicópteros vão fortalecer a capacidade de resposta em situações de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no transporte de pacientes e em operações de resgate e salvamento, por meio do Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav).
Minas Gerais é o maior prestador de serviço aeromédico do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A escolha das bases de operação do Saav leva em conta diversos fatores estratégicos, como a infraestrutura aeroportuária, a presença de batalhões do CBMMG, a densidade populacional e a distribuição geográfica do estado, garantindo que o serviço beneficie o maior número possível de mineiros.
A previsão é que, até o final do ano, todas as cinco novas aeronaves adquiridas pelo Estado estejam distribuídas entre as bases já existentes do Saav no interior, localizadas em Uberaba, Montes Claros e Varginha, e operacionalizem duas novas bases, em Juiz de Fora e Governador Valadares.
Com essas duas novas bases, a cobertura no estado chegará a 100% para resgate aeromédico e de emergência.
Fonte: Agência Minas