15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, a data foi criada com o objetivo de proteger e lembrar os clientes sobre os seus direitos. A data foi instituída em 1962 pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, com quatro direitos considerados fundamentais; direito a segurança, a informação, a escolha e a ser ouvido.
Em entrevista ao jornalismo da Onda Poços, Fernanda Soares coordenadora do Procon deu orientações aos consumidores e faz um alerta sobre os golpes.
“O consumidor deve sempre adquirir produtos ou serviços de empresas idôneas e desconfiar de promoções que extrapolem a prática de mercado. A maioria dos golpes utilizam como atrativo baixo preço, trazendo grandes prejuízos aos consumidores. No mesmo sentido, o consumidor deve fazer a análise pormenorizada dos contratos, antes da assinatura, a fim de evitar cláusulas abusivas e golpes”, relata.
Ainda conforme a coordenadora, a boa e velha dica sobre pesquisar continua valendo.
“Sempre pesquisar, evitando compras desnecessárias ou por impulso e desconfiar de valores muito atrativos e que aceitem somente Pix ou boleto como forma de pagamento”. Com o crescimento das compras online, também cresceram as reclamações sobre produto e reembolso. Para evitar cair em golpe, ou ter dor de cabeça com empresas que não estão entregando o prometido, é necessário, pesquisar sobre elas.
“O fato de uma empresa ter CNPJ não é capaz de comprovar sua idoneidade. Desta forma o consumidor deve sempre buscar analisar o histórico da empresa para com outros consumidores, em sites como Reclame Aqui, por exemplo”, finaliza.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM