As inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Poços de Caldas terminam nesta quarta-feira,20. O Concurso oferece 509 vagas em 56 cargos, com salários que variam entre R$ 1,4 mil a R$ 15 mil, muitos candidatos estão atentos e de olho na oportunidade. Mas como conseguir se preparar de forma adequada para as provas? O jornalismo da Onda Poços conversou com a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera em Poços de Caldas, Andriele Franco Pereira.
Andriele explica que qualquer situação avaliativa desencadeia nas pessoas de maneira geral um nível de estresse e ansiedade, fator que atrapalha bastante o desenvolvimento cognitivo. “ O candidato muitas vezes tem o domínio do conteúdo, pois se preparou para a prova, mas na hora de colocar em prática no papel através da escrita, acaba não conseguindo e se confundindo. Isso ocorre pela questão do gerenciamento das emoções que está intimamente relacionado ao autocontrole, nesse caso específico da ansiedade”, afirma.
A recomendação da psicóloga nestas situações é de que o candidato priorize a qualidade do sono nos dias que antecedem a prova, bem como qualidade da alimentação, dando preferência aos alimentos leves e ricos em triptofano que auxiliam no equilíbrio do humor. “ Também realizar treinos diários de respiração consciente de 8 tempos (inspira contando pausadamente de 1 a 4 e expira contando pausadamente de 1a 4) essa técnica auxilia no controle da ansiedade e agitação dos pensamentos”, orienta.
Um dos pontos abordados com a coordenadora foi sobre os excessos que podem atrapalhar seja no momento de estudar ou até mesmo na hora da prova. Andriele comenta que a tela em excesso no período próximo da realização da prova, acelera os batimentos e o processamento cerebral, atrapalhando o foco e a concentração. “ Recomenda-se o uso moderado nessas ocasiões específicas, debater muito o assunto com pessoas que também farão a prova, gera mais estresse e ansiedade se possível evitar. A preparação para a prova é individual e ouvir os relatos e ansiedades dos outros candidatos pode atrapalhar, alerta.
Por fim, para o dia da prova, Andriele recomenda que o candidato empenhe todo o tempo e energia possível nos estudos do conteúdo que tiver mais dificuldade para ir para avaliação se sentindo mais seguro em relação a esse conteúdo. Além disso, ao acordar, tomar um banho relaxante e já iniciar a técnica da respiração consciente. “Concentrar no propósito que te levou a realização dessa prova, desconectar do resto do mundo quando estiver diante da avaliação, se dedicar inteiramente a leitura e compreensão da avaliação”, finaliza.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb