ONDA POÇOS

Cooperativa de Poços de Caldas que recolhe óleo de cozinha faz alerta

Compartilhe nas redes sociais

A Coopergore de Poços de Caldas está alertando que pessoas estão usando o nome da cooperativa para adentrar e fazer o recolhimento de óleo de cozinha em estabelecimentos da cidade. A presidente da Coopergore, Rita de Cássia Rodigues, disse que as empresas, no caso de alguma suspeição, podem ligar no número (35) 98862-6665 para denunciar.

A cooperativa há quase 15 anos tem importante contribuição ao meio ambiente, coletando cerca de 20 mil litros/mês de óleo, vendidos diretamente ao fabricante biodiesel, sem atravessadores. Além de Poços de Caldas, a Coopergore atende várias cidades da região: Andradas, Divinolândia (SP), Caldas, Santa Rita de Caldas, Bandeira do Sul e Ibitiura de Minas.

Só para se ter uma ideia da importância do trabalho da Coopergore, basta lembrar que um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10 mil litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água em cerca de 45%, além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo, ao desembocar no mar, gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico. Também desenvolvem um trabalho junto às escolas da cidade sobre a importância do descarte correto do óleo, ajudando a transformar crianças e jovens em cidadãos mais conscientes.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/ICmocdIwK8z3UGvnaGeq23