Durante todo o mês de novembro, os consumidores de Poços de Caldas poderão participar do Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, uma ação que busca facilitar a renegociação de dívidas e promover a educação financeira. O evento é uma iniciativa da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Procons Brasil, da qual o Procon Municipal de Poços de Caldas faz parte.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O mutirão acontece de 1º a 30 de novembro, com atendimento online e presencial, e está voltado a consumidores com dívidas bancárias em atraso, como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e empréstimo pessoal. O objetivo é oferecer condições especiais de negociação e orientação sobre finanças pessoais.
Em Poços de Caldas, o Procon Municipal funcionará como ponto de apoio, oferecendo atendimento gratuito para quem deseja negociar dívidas ou receber orientação sobre superendividamento. Os interessados podem procurar o órgão diretamente ou acessar o site oficial do mutirão (https://mutirao.febraban.org.br) para consultar as propostas dos bancos participantes.
Podem participar da iniciativa pessoas com dívidas em atraso em instituições financeiras, desde que os contratos não envolvam bens com garantia, como veículos ou imóveis, e não estejam prescritos.
Nos casos de múltiplas dívidas, é possível negociar com mais de um banco, desde que o consumidor consiga assumir as novas parcelas. Já quem enfrenta superendividamento deve procurar o Procon Municipal, que fará uma avaliação individual e orientará sobre as medidas cabíveis conforme a Lei do Superendividamento.







