Nesta segunda-feira, 13, Poços de Caldas comemora o dia da Festa de São Benedito, com dois eventos principais.
10h – Missa Festiva na Capela de São Benedito (Bispo Diocesano Dom José Lanza Neto)
16h – Procissão solene com saída da Capela de São Benedito em direção às ruas centrais de Poços, encerrando na Capela, com programação cultural e religiosa da Festa de São Benedito.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Durante a procissão, as ruas Assis, Junqueiras, Alagoas, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Praça Pedro Sanches ficam interditadas pelo Departamento Municipal de Trânsito.
Dia 13 de maio é feriado municipal, porque é a data de aniversário do Coronel Agostinho José da Costa Junqueira, nascido a 13 de maio de 1846, responsável pela doação do terreno onde foi construída a Igreja de São Benedito, com a ajuda de fiéis, em agradecimento a uma graça alcançada por intermédio do Santo. Coronel Agostinho Junqueira empresta seu nome à praça que fica em frente à igreja.
A Secretaria Municipal de Cultura repassa anualmente à Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas o total de R$ 75 mil, por meio de Termo de Cooperação, para auxiliar na participação do Grupo de Caiapó do São José e dos seis Ternos de Congos que fazem parte da associação: São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Bárbara e São Gerônimo, Santa Efigênia e Nossa Senhora da Saúde na Festa de São Benedito e também no Dia de São Benedito, em 5 de outubro. Neste ano, também participa das festividades o Grupo de Caiapós da Vila Cruz.
Tradição
Os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, tradição em Poços de Caldas realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, na época na Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. A festa de São Benedito é registrada como bem imaterial desde 2020.
Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”. Em Poços de Caldas, a tradição está ligada também à fé e à devoção do povo ao Santo Negro.