No 158º aniversário de Cabo Verde, MG, o município recebeu uma visita inédita: o embaixador de Cabo Verde, na África, José Pedro Máximo Chantre D’Oliveira. A visita teve como objetivo discutir a conexão entre os dois lugares. O embaixador participou do desfile cívico, que este ano teve como tema “Raízes Negras”, e destacou o interesse em desenvolver ações conjuntas.
Acompanhado por Armindo Cohen, presidente da Associação de Imigrantes Cabo-verdianos no Brasil, o embaixador chegou ao município na terça-feira (30). A visita incluiu um encontro na Câmara Municipal com vereadores, secretários, e lideranças políticas e sociais, além de um almoço típico mineiro e uma reunião na unidade da Sala Mineira. Nessas reuniões, foram discutidas possíveis origens históricas e oportunidades econômicas entre Cabo Verde e o município mineiro.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O historiador cabo-verdense Luís Eduardo Oliveira e a antropóloga Lidia Torres participaram das discussões, destacando a importância de estudos mais profundos sobre a relação histórica entre os dois lugares. Torres apontou a demora na realização desses estudos como um apagamento histórico.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o embaixador convidou o prefeito Claudio Antônio Palma para um almoço na embaixada de Cabo Verde em Brasília em junho deste ano, ocasião em que o prefeito estendeu o convite para a celebração do aniversário do município.