O Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (CONDEPHACT) de Poços de Caldas aprovou, por unanimidade, o registro definitivo da produção de cristais como Bem Imaterial do município. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 26, e ocorreu durante reunião realizada no dia 21 deste mês.
De acordo com a publicação no Diário Oficial, a tradição de fabricação de cristais em Poços de Caldas, começou em 1955 por imigrantes italianos da região do Vêneto, e é reconhecida por suas características singulares, como técnicas artesanais, design inovador, variedade de cores e acabamento de alta qualidade. A técnica tem origem na Ilha de Murano, onde a produção de vidro artístico é praticada desde o século XIII.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Conforme o Conselho, o registro é importante devido ao valor histórico, cultural e socioeconômico da tradição, que se diferencia de outros tipos de vidro, sendo considerada uma forma de arte apreciada mundialmente. Com a aprovação, o registro garante proteção legal e a preservação da técnica como Patrimônio Cultural Imaterial de Poços de Caldas.