ONDA POÇOS

Concurso: Qual será a melhor cachaça de Minas Gerais?

Foto: Alexnadre Soares

Compartilhe nas redes sociais

Dia Nacional da Cachaça terá último julgamento do 1º Concurso de Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. Concurso promovido pelo Governo de Minas avalia 225 concorrentes de produtores de todas as regiões do estado.

As campeãs do primeiro Concurso de Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras serão definidas nesta sexta-feira (13/9), no Dia Nacional da Cachaça.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

O último dia de julgamentos desta primeira edição do concurso, promovido pelo Governo de Minas e organizado pela Emater-MG, encerra três dias de avaliações. A divulgação das bebidas vencedoras do concurso será em novembro.

São 24 jurados, cada um deles degusta 25 cachaças por dia e cada bebida recebe a avaliação de oito jurados diferentes. As 225 cachaças e aguardentes concorrentes são todas registradas no Ministério da Agricultura.

Foto: Alexandre Soares

Cachaça x aguardente 

As duas bebidas avaliadas na competição (cachaças de alambique e aguardentes de cana mineiras) estão divididas em dez categorias, que diferem em função da forma e do tempo de armazenamento e envelhecimento.

Apesar de serem consideradas sinônimos, cachaça de alambique e aguardente de cana são bebidas diferentes.

Cachaça é produzida exclusivamente em alambique de cobre e obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar crua, com graduação alcoólica de 38% a 48%.

Já a aguardente de cana pode ter teor de álcool maior, de 38% até 54%, e é obtida a partir do destilado alcoólico simples da cana-de-açúcar ou do mosto fermentado do caldo de cana.

No total, serão distribuídas até 36 premiações, para os dois tipos de bebida. Haverá ainda premiações específicas para as melhores cachaças e aguardentes produzidas por agricultores familiares e por produtoras mulheres.
A revelação dos vencedores e a cerimônia de premiação serão em novembro, em data a ser divulgada.

Fonte: Agência Minas