Moradores afixaram cruzes em um trecho às margens da Avenida João Pinheiro, onde árvores foram cortadas em Poços de Caldas. O manifesto visa evitar que outras árvores sejam cortadas. Foram colocadas 93 cruzes na noite desta terça-feira,21, mas nesta quarta-feira, a Prefeitura retirou o material dos locais.
Julia Montezano, que é artista e representante da causa Poços com árvores, contou que ação foi uma performance para que as pessoas pudessem visualizar além do tronco cortado. “Porque o principal do tronco cortado é a falta da sombra, e as vezes no dia adia a gente nem percebe. Um crucifixo traz para a terra todo o espírito, então quando as pessoas conseguem visualizar quantidade, aquele cemitério desorganizado, tronco alto, tronco baixo, seiva se estourando, calçada estourada, mostra bem o sentimento de presenciar esse desmatamento, entendeu”, disse.
O ato foi para lembrar das árvores cortadas e evitar que o número de 300 árvores cortadas, aconteça. Os moradores não são contra o corte das árvores doentes, mas sim contra o corte de árvores que estão saudáveis.
Os moradores pedem que audiências públicas para tratar do assunto sejam realizadas e estão abertos ao diálogo com a Prefeitura.
O que diz a Prefeitura
Ao jornalismo da Onda Poços, o secretário municipal de Comunicação Social, Antônio Donizete informou que a Prefeitura tem todos os laudos e que tem pedido de informações de vereador na Secretaria de Serviços Públicos para os cortes fossem feitos. “Temos um engenheiro florestal responsável por esses laudos. Esse é um projeto de revitalização da João Pinheiro na parte de calçadas, arborização e iluminação, na parte de acessibilidade também. Na Avenida João Pinheiro precisam ser retiradas essas árvores, não só porque estão podres, são árvores de quarenta e cinco, cinquenta anos, que estão tortas, estão começando a inclinar para dentro da pista e vão caindo. Atingem carro, extensão da rede elétrica e pessoas. O projeto é para que fique um local mais acessível, mais bonito mais iluminado com uma calçada boa para pessoas poderem caminhar, subir e descer pela João Pinheiro, por isso está sendo feito”, disse.
Ainda segundo o secretário, todos os documentos que forem solicitados, foram feitos no ano passado para que o projeto de revitalização pudesse ser realizado.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM