A Prefeitura, com apoio da equipe técnica do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), traçou nesta semana o cronograma de publicação do Edital de Concessão dos Pontos Turísticos.
A Comissão Especial de Licitação foi divulgada nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial do município. Foram designados para a comissão os servidores: Weruska Fernanda Mello Bócoli, Carolina Caponi, Cibele Terezinha de Melo Benjamin, Elaine Cristina Reis, Israel Souza Pereira, Luiz Carlos Machado Junior e Patrícia Victória Eugênia Saab Kunkar.
O Edital organizado junto ao BDMG está pronto e vai ser vistado pela Procuradoria, com previsão de publicação para o início de agosto.
Os equipamentos turísticos constantes do edital de concessão são: Complexo Turístico Cristo Redentor (inclui o Teleférico); Recanto Japonês; Fonte dos Amores e Complexo Turístico Véu das Noivas.
Ao longo de 2020 foram realizadas consulta e audiências públicas, nas quais a população pode contribuir com críticas e sugestões.
Estão previstos investimentos mínimos de R$ 39,3 milhões nos cinco primeiros anos da concessão. No edital consta a inclusão do Indicador de aproveitamento de mão-de-obra local (IMOL), que deve ter, no mínimo, 50% de funcionários com residência na cidade.
A gratuidade está garantida para o poços-caldense nos pontos turísticos já existentes, e ele terá direito a 50% de desconto no valor do ingresso do teleférico. A exceção se aplica sobre as novas atividades implantadas.