Nesta segunda-feira, 27, o programa Poços em Foco recebeu o major da Polícia Militar de Minas Gerais, Wantuir Neto, comandante da 6ª Base Regional de Aviação do Estado (BRAvE), sediada em Poços de Caldas. Durante a entrevista, o oficial abordou diversos temas relacionados às atividades da unidade e à estrutura da base local.
Atuação da BRAvE no Sul e Sudoeste de Minas
O major explicou como funciona a atuação da BRAvE, destacando que Poços de Caldas integra o grupo de 170 cidades atendidas pela aeronave da corporação. A base é responsável por cobrir uma população estimada em aproximadamente 3 milhões de habitantes das regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais.
Instalada em Poços de Caldas desde 2018, a 6ª BRAvE conta atualmente com uma equipe formada por 14 militares. Segundo Wantuir Neto, a aeronave está preparada para atender diferentes tipos de operações, como combate a incêndios florestais, ações de segurança pública, missões de defesa civil, socorro e outras emergências.

Novo hangar e estrutura da base
Um dos pontos principais da entrevista foi o andamento das obras do novo hangar da BRAvE, localizado no Aeroporto Municipal de Poços. De acordo com o comandante, o espaço está em fase final de acabamento e oferecerá melhores condições de trabalho à equipe.
Após a conclusão da licitação do portão do hangar, serão realizados os procedimentos finais para a inauguração do local. A nova estrutura permitirá maior eficiência nas operações e na manutenção da aeronave.
Detalhes operacionais e acionamento da aeronave
O major Wantuir Neto também respondeu a dúvidas sobre o funcionamento da equipe e os aspectos técnicos do serviço aéreo. Ele explicou que, após o acionamento, a aeronave leva de um a dois minutos para levantar voo.
Em relação à decisão de decolagem, o comandante destacou que qualquer militar que estiver em viatura no solo pode solicitar o apoio aéreo, conforme a necessidade da ocorrência. No entanto, a decisão final cabe à equipe da BRAvE, que avalia fatores como as condições de voo e o clima antes de autorizar a decolagem.

O major também ressaltou que o Comando de Aviação da Polícia Militar de Minas Gerais possui um portfólio de atuação importante e diversificado, contribuindo significativamente para o apoio às operações de segurança pública e atendimento emergencial em todo o estado.
Aentrevista completa pode ser conferida abaixo:






