A Semana Nacional do Trânsito (SNT) teve início nesta sexta-feira,18, em todo o Brasil e segue até o dia 25. Durante este período, várias ações de conscientização no trânsito serão realizadas. Neste ano, devido a pandemia, a semana acontecerá de forma virtual por meio de lives.
O tema neste ano é “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, a meta é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.
De acordo com a Observadora Certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, Stephania Alvisi a semana reúne especialistas em trânsito debatendo sobre a frase do Contran. ” Em situações de risco a pessoa não percebe que pode tirar a própria vida e de outros”,explica.
Ainda segundo Stephania mesmo com a pandemia as pessoas continuam sofrendo acidentes no trânsito, sendo 30% dos leitos ocupados por estas pessoas. ” Estes leitos precisam estar reservados neste momento para as pessoas com covid-19. A imprudência, a irresponsabilidade, a imperícia estão fazendo com que os índices de acidentes no trânsito não diminuam”, afirma.
PERCEPÇÃO DE RISCO
Ainda de acordo com a Observadora o ser humano ele tem grande resistência a seguir regras se ele não tem vantagens nessas regras, então a percepção de risco está diretamente ligada resistência de segui-las. “Colocar a criança numa cadeirinha correta adequada a idade dela é uma percepção de risco a criança tem o corpo menor, num acidente o risco de a criança morrer é maior e muitas vezes os pais negligenciam isso”, alerta.
MOTO ENTREGADORES E O RECORDE EM ACIDENTES
Os moto entregadores aumentaram muito nessa pandemia, devido aos altos índices de desemprego, muitos viram como alternativa, trabalhar com aplicativo de transporte ou de entregas. Estes motociclistas não percebem o risco. Compram capacetes baratos, não usam os equipamentos d e proteção individual corretamente, não fazem manutenção da moto, não ficam na velocidade correta na via, não respeitam a sinalização, sempre justificando que a entrega tem que chegar quente. “Muitas vezes essa imprudência de segundos acaba com a vida deles, ou deixam sequelas de cada 10 acidentes, 08 são com motociclistas, batendo o recorde de acidentes com motos no trânsito, por conta da imprudência e falta de percepção de risco” finaliza a Observadora.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: