A arara-azul corre o risco de voltar para a lista de animais ameaçados de extinção devido os incêndios que ocorreram no Pantanal este ano. A afirmação foi feita em recente entrevista pela bióloga Neiva Guedes, do Instituto Arara Azul, considerada uma das maiores especialistas no assunto.
Para Letícia de Carvalho Dias Agostini, diretora técnica do Zoo das Aves de Poços de Caldas (MG), a notícia é preocupante e reforça a importância do trabalho realizado no local. “O zooparque foi fundado pelo meu avô, Moacyr de Carvalho Dias, que durante várias décadas se dedicou à criação, reprodução, estudo e conservação das mais diversas aves, incluindo as araras-azuis. Isso garante a reprodução da espécie, com o consequente aumento no número de indivíduos, além de possibilitar a variabilidade genética. ”
A arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), conhecida simplesmente como arara-azul, chama a atenção pela coloração de suas penas, que são azuis e pretas. Outro detalhe é o anel de cor amarela ao redor dos olhos castanhos. Fiéis e românticas, as aves apresentam comportamento monogâmico e formam casais para a vida toda, podendo escolher um novo parceiro com a morte do anterior. Além disso, as araras-azuis dividem as tarefas, como a encubação dos ovos.
Entre os cuidados adotados pelo local está a alimentação balanceada e nutritiva, formada principalmente por ração especial, frutas, verduras e legumes, e a rotina de atividades, com a aplicação de testes e desafios. “Por serem muito inteligentes, preparamos diariamente diversas brincadeiras para estimular o comportamento cognitivo das aves, que adoram interagir”, comenta Letícia, acrescentando sobre o recinto de imersão.
“A Morada das Araras é um espaço amplo que permite o voo e a interação social entre os animais e também oferece aos visitantes a experiência de entrar no viveiro e ter contato com as aves. Outro detalhe importante é o acompanhamento realizado pela nossa equipe, que consegue observar qualquer comportamento estranho. ”
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: