Para que todos possam ter acesso à água sulfurosa que chega nos Fontanários da Praça dos Macacos e Leãozinho, bem como, no Balneário Mário Mourão e Thermas Antônio Carlos, são feitas análises semanais, exigidas pela Agência Nacional de Mineração.
Com a pandemia do coronavírus, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável em fazer essas análises, informou que irá suspender por 90 dias este trabalho. Os registros serão fechados a partir desta quarta-feira (15). Os balneários já estavam fechados para o público, mas a água sulfurosa ainda estava disponível nos Fontanários citados acima
Segundo a Codemge o laboratório que faz o monitoramento microbiológico e físico-químico das fontes está escalado para auxiliar na força tarefa de realização de testes do coronavírus no estado.
A responsável pelo setor das Águas Termais em Poços de Caldas, Sharlene de Carvalho Morais, disse que irá encaminhar um ofício à Codemge para que a análise semanal siga sendo feita pela prefeitura, atendendo aos padrões exigidos por lei. “ Queremos manter o acesso à água nos Fontanários. A água sulfurosa tem fins medicinais, temos pacientes que tratam por exemplo, doenças de pele, artrite, artrose e reumatismo. Deixar essas pessoas sem a água termal é como se interrompêssemos o tratamento”, explicou Sharlene.