Há várias temporadas, a organização da Copa Internacional de Mountain Bike criou a Clínica Técnica CiMTB, visando ofertar aos atletas dos mais diferentes níveis técnicos uma oportunidade a mais de evoluir dentro do esporte durante a programação da competição, com treinamentos específicos na pista do XCO, o Cross Country Olímpico. A partir de 2023, a organização da CiMTB estabeleceu a quinta-feira como um dia reservado a atividade, e assim ficou definido o mesmo padrão desde então.
Para a etapa de Poços de Caldas (MG), no Parque do Cristo, não será diferente. E, a realização da Clínica Técnica CiMTB na etapa, que faz sua estreia no calendário da CiMTB, entre 21 e 23 de junho, será ainda mais importante, uma vez que o circuito de Cross Country Olímpico (XCO) será inédito para todos.
“A Clínica é um projeto bem legal, que contribui para a evolução das pessoas no mountain bike e também com a redução de acidentes. É um momento de o atleta ir para a pista com um treinador e outros colegas, para fazer o reconhecimento de uma forma diferente. Isso faz com que diminua os acidentes durante a competição”, enaltece Rogério Bernardes, organizador da Copa. “Se não tiver treinador disponível, o ideal é juntar com um grupo de 2 ou 3 pessoas no mínimo, porque a regra é que ninguém faça o reconhecimento sozinho”, completa.
Assim, a Clínica Técnica CIMTB é o único momento em que ciclistas podem entrar de bike na pista na quinta-feira, pois os treinos não serão permitidos neste último dia pré-evento. Apenas os treinadores que fizerem o agendamento com antecedência, entrando em contato com a organização através do e-mail [email protected], poderão utilizar o espaço neste período da quinta-feira, para realizar atividades com os atletas.
“Quem for participar da etapa de Poços de Caldas e quiser reconhecer a pista na quinta-feira (20), tem que se programar bem para estar cadastrado em uma das diversas clínicas, entre 10h e 16h”, afirma Rogério Bernardes. “Pedimos aos treinadores que façam contato com nossa equipe de comunicação até a noite de quarta-feira (19), véspera da atividade”, finaliza o organizador do evento.
Inscrições abertas
As inscrições para a terceira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2024 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-pocos-de-caldas-37722. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as informações do evento.
Cidades na história da CiMTB
Ao todo, 20 cidades já foram sede da competição nesses quase 30 anos de história do evento. Araxá e Congonhas se destacam, tendo recebido o evento 21 e 18 vezes, até hoje. Carandaí recebeu a prova por 10 vezes, São Lourenço e São João Del-Rei já receberam a prova em quatro oportunidades, enquanto Santa Luzia, Ouro Branco, Barbacena e Taubaté foram sede do evento três vezes. Com duas edições, as cidades de Divinópolis, São Paulo, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Lima. Betim, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Socorro, Sauípe e São Roque receberam uma edição do evento, cada.
História da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial