Em carta aberta divulgada nesta sexta-feira, 18, a Circullare disse que o sistema de transporte coletivo pode entrar em colapso em Poços de Caldas.
Segundo a empresa, os sucessivos aumentos no preço do óleo diesel vêm comprometendo de maneira letal o transporte coletivo em todo país, não sendo diferente em Poços.
Na carta, a empresa diz que “o sinal vermelho está aceso e que o subsídio não é alternativa, mas a única solução para evitar o colapso do sistema de transporte coletivo.
Confira a carta à integra:
CARTA ABERTA ÀS AUTORIDADES, AGENTES PÚBLICOS E A POPULAÇÃO EM GERAL
O SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO EM POÇOS DE CALDAS PODE ENTRAR EM COLAPSO.
A CIRCULLARE, EMPRESA CONCESSIONÁRIA, NÃO CONSEGUE SUPORTAR OS SUCESSIVOS AUMENTOS DOS CUSTOS: SOMENTE O ÓLEO DIESEL AUMENTOU MAIS DE 95% NOS ÚLTIMOS 12 MESES.
AS PESSOAS DE MENOR PODER AQUISITIVO NÃO CONSEGUEM PAGAR OS REAJUSTES TARIFÁRIOS, POIS, NO MODELO ATUAL, CABE AO PASSAGEIRO A RESPONSABILIDADE DE CUSTEAR SOZINHO O TRANSPORTE COLETIVO.
CENÁRIO:
Os sucessivos aumentos no preço do óleo diesel vêm comprometendo de maneira letal o transporte coletivo em todo país, não sendo diferente em Poços de Caldas. Mesmo antes da crise da pandemia, o setor já enfrentava substancial defasagem entre custos e receitas, em função do modelo de remuneração adotado ainda em Poços de Caldas, onde o usuário pagante arca sozinho com os custos.
Somente nos últimos 12 meses, o óleo diesel acumulou a alta absurda de 95,7% em seu preço, ressaltando que o diesel é o segundo item que mais pesa no custo de transporte coletivo, atualmente, em média 30,2%, perdendo apenas, para a mão de obra, 48%, em média.
Nos primeiros meses de 2022, já ocorreram dois aumentos no valor do óleo diesel: um em janeiro de 8,1% e outro de 24,9% ocorrido no último dia 10 de março, totalizando 33,%, sendo que, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Públicos (NTU), somente o de março terá impacto médio de 7,5% no custo das empresas operadoras de transporte coletivo e os acumulados até agora no ano, elevaram os custos do transporte público por ônibus em 10,6%.
Ainda segundo a mesma NTU, “os aumentos terão que ser repassados às tarifas caso não sejam compensados pelo poder público, porque muitas empresas de ônibus urbano em todo o país ficarão impossibilitadas de continuar suas operações e se mantida a prática de transferir aos passageiros a responsabilidade de custear sozinho o transporte coletivo, os reajustes deste ano podem resultar em alta média de mais de 50% na tarifa de cada município brasileiro”.
Além dos sucessivos aumentos no diesel, outras ações resultam em prejuízos ao Sistema de Transporte Coletivo em Poços de Caldas, sendo eles: a) desrespeito aos contratos vigentes pelo poder concedente; b) congelamento de tarifas sem a recomposição de custos já assumidos; c) concorrência desleal do transporte clandestino e por aplicativos; d) concessão de gratuidades sem fontes de custeio adequadas.
Tarifa
O valor da tarifa do transporte coletivo corresponde à razão entre o valor do custo do serviço e o número de pessoas que pagam por ele, ressaltando que o ônus do custo do serviço recai exclusivamente sobre os usuários do sistema. Cabe ressaltar que mesmo entre os usuários, apenas uma parcela paga a tarifa, pois boa parte dos passageiros é beneficiada pela concessão da gratuidade. Em Poços de Caldas, nos últimos 12 meses (março/2021 a fevereiro/2022) foram transportados, em média, 749.936 passageiros por mês, sendo que apenas 576.800 pagaram o valor equivalente à tarifa integral e 173.136 foram beneficiados com a gratuidade tarifária e descontos no Sistema Integrado. Atualmente, em um dia útil normal, segunda a sexta feira, são transportados, em média, 40.000 passageiros, sendo que 25%, cerca de 10.000 passageiros, recebem o benefício da gratuidade e descontos.
Os reajustes das tarifas, em tese, são anuais, mas os aumentos dos custos dos insumos, como o óleo diesel, são mensais e até semanais, sendo que, segundo cálculos, a tarifa técnica para cobrir os custos do Sistema de Transporte Coletivo no município já estaria superior a R$ 6,50.
Subsídio
Diferentemente de países da Europa, dos Estados Unidos e vários municípios brasileiros, o modelo adotado em Poços de Caldas, é através do pagamento das passagens pelos usuários e, como se pode comprovar, as tarifas não têm como acompanhar os reajustes dos preços dos insumos, dentre eles o óleo diesel e, quando aplicados, acabam por atingir justamente a única fatia da sociedade – exatamente a mais carente e a que mais depende do transporte para realizar suas atividades.
Como única solução para a recuperação do setor, o subsídio tarifário tem sido utilizado por diversos municípios do país, como uma forma de reduzir a carga que recai sobre os passageiros pagantes. A administração pública repassa parte do valor do custo dos transportes em forma de benefício aos usuários resultando na redução da tarifa pública. Em muitos países da Europa, o subsídio ao passageiro responde por cerca de 40% a 50% dos custos, com reflexos diretos sobre a tarifa paga. Em São Paulo, o subsídio está acima de 40% e, em várias cidades do Brasil, há variações no subsídio chegando de 20% a 40% do custo total do Sistema.
O valor do custo total de operação do Sistema de Transporte Coletivo é dividido pelo número total de passageiros pagantes, sendo que as gratuidades e os benefícios de descontos oneram a tarifa técnica em 25%. Se forem implantados os subsídios para as gratuidades e estudantes que têm o benefício de desconto de 50% na passagem, a tarifa técnica em Poços de Caldas poderia ser 25% mais barata resultando, por consequência, na redução do custo da tarifa final aos passageiros.
O SINAL VERMELHO ESTÁ ACESO.
O SUBSÍDIO NÃO É ALTERNATIVA, MAS A ÚNICA SOLUÇÃO PARA EVITAR O COLAPSO DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO EM POÇOS DE CALDAS.
Poços de Caldas, 18 de março de 2022
AUTO OMNIBUS CIRCULLARE POÇOS DE CALDAS LTDA.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/CuggUHLQAhY3ze38X1QeMb