Dia 19 de junho, é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. Essa data é significativa porque marca o momento em que Afonso Segreto, um ítalo-brasileiro, registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro.
Em 1898, Afonso Segreto foi o primeiro cinegrafista e diretor de cinema do Brasil. Ele capturou imagens da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, enquanto estava a bordo do navio francês Brésil. Essa filmagem histórica é considerada a primeira produção cinematográfica feita no Brasil.
A data também desperta a curiosidade em saber mais sobre as estruturas e a história dos cinemas do país. Em Poços de Caldas, o Cine Marquise Ultravisão, localizado na Rua Rio Grande do Sul, no coração da cidade, possui 44 anos de história.
Foi fundado no ano de 1979 por Edoardo Luciano Marras, um italiano que também construiu o Cine Vogue, o primeiro cinema da família Marras, com os registros datados mais antigos de 1939.
Após o falecimento de Edoardo em 1981, o Ultravisão passou a ser administrado por sua esposa, Ruth São Juliano Marras, e por seus filhos, Leandro Tullio Marras e Stelio A. Marras.
Em 1998, o Cine Ultravisão passou por uma transformação e se tornou Ultravisão Cinemas, com mudanças no nome e na concepção do espaço. A modernização incluiu a subdivisão da sala de 1.100 lugares em duas, e posteriormente em quatro salas, além da digitalização das cabines de projeção. Leandro, um dos filhos de Eduardo, faleceu em agosto de 2022, deixando um legado importante para a arte e cultura da cidade.
Em janeiro de 2023, o espaço passou a ser administrado pela Tonks – empresa paulista de consultoria e gestão cultural para o audiovisual. O Cine Marquise Ultravisão traz para o interior uma programação que contempla de títulos Blockbusters a filmes de artes, que dificilmente teriam exibição em Poços de Caldas, nos formatos tradicionalmente comerciais. Preços populares, campanhas promocionais e sessões sociais integram uma proposta diferenciada que visa ampliar a presença do público nas salas do Cine Marquise Ultravisão. A valorização do cinema nacional é uma das missões do Cine Marquise. As produções brasileiras são presença constante na programação. Ponto de encontro do entretenimento em Poços, o Cine Marquise Ultravisão também é o local ideal para a realização de eventos sociais, culturais e corporativos.
Por meio do Cine Marquise, em São Paulo, e Cine Marquise Ultravisão, os filmes chegam ao espectador por meio de uma curadoria delicada, que mistura os grandes blockbusters e filmes autorais e independentes, entendendo que há espaço e interesse para ambos. Com objetivo de formar público para a sétima arte, uma série de projetos envolvem sessões para escolas, cine debates, projetos de exibições especiais, como clássicos e até mesmo os Corujões, em que o público pode virar a noite nas exibições que envolvem temas também de curadoria do Grupo Tonks.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg