Cinco cidades do Sul de Minas Gerais, não aderiram à “Onda Roxa” do programa Minas Consciente estabelecidas pelo governo Zema. Varginha, Campo do Meio, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Carmo do Rio Claro não acataram a decisão do estado. A partir desta quarta-feira,17, todas as cidades mineiras deveriam entrar na Onda Roxa, a mais restritiva do Plano Minas Consciente, com o objetivo de amenizar a disseminação do novo coronavírus.
De acordo com a prefeitura de Varginha, entende que a imposição feita pelo governador de Minas é inconstitucional. Em Campo do Meio, a assessoria de comunicação da prefeitura, disse que o município seguirá o próprio decreto. O município de Guaxupé, aguarda a publicação de um decreto oficial do governo estadual. São Sebastião do Paraíso, aderiu o toque de recolher, mas comércios continuaram funcionando. Já em Carmo do Rio Claro, a administração municipal entende que as imposições feitas pelo governador não se adequam a realidade do município.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para que a Justiça tome alguma decisão a respeito dos municípios que se recusam a aderir o programa do Governo, é necessário que ela seja acionada pelo governo por meio da Advocacia Geral do Estado ou pelo Ministério Público para solicitar a interferência judicial. Conforme o TJMG, caso isso aconteça, poderá determinar o cumprimento das medidas, onde se o prefeito não cumprir a determinação, poderá responder criminalmente.