Cinco cidades do Sul de Minas Gerais, não aderiram à “Onda Roxa” do programa Minas Consciente estabelecidas pelo governo Zema. Varginha, Campo do Meio, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Carmo do Rio Claro não acataram a decisão do estado. A partir desta quarta-feira,17, todas as cidades mineiras deveriam entrar na Onda Roxa, a mais restritiva do Plano Minas Consciente, com o objetivo de amenizar a disseminação do novo coronavírus.
De acordo com a prefeitura de Varginha, entende que a imposição feita pelo governador de Minas é inconstitucional. Em Campo do Meio, a assessoria de comunicação da prefeitura, disse que o município seguirá o próprio decreto. O município de Guaxupé, aguarda a publicação de um decreto oficial do governo estadual. São Sebastião do Paraíso, aderiu o toque de recolher, mas comércios continuaram funcionando. Já em Carmo do Rio Claro, a administração municipal entende que as imposições feitas pelo governador não se adequam a realidade do município.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para que a Justiça tome alguma decisão a respeito dos municípios que se recusam a aderir o programa do Governo, é necessário que ela seja acionada pelo governo por meio da Advocacia Geral do Estado ou pelo Ministério Público para solicitar a interferência judicial. Conforme o TJMG, caso isso aconteça, poderá determinar o cumprimento das medidas, onde se o prefeito não cumprir a determinação, poderá responder criminalmente.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: