O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado hoje, dia 29 de agosto, em todo o Brasil, tem como objetivo reforçar a sensibilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Para a campanha deste ano, o tema escolhido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi Tabagismo: os danos para a gestação e o bebê. A intenção é a de alertar as mulheres sobre os diversos malefícios que o consumo do tabaco durante a gestação pode trazer tanto para as gestantes quanto para os bebês.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
A coordenadora do Programa de Promoção da Saúde e Controle do Tabagismo da SES-MG, Nayara Resende Pena destaca a preocupação não só o uso do cigarro comum, como também com o uso dos cigarros eletrônicos, muito consumidos atualmente, principalmente entre mulheres jovens.
É muito importante que as mulheres gestantes busquem um tratamento para parar de fumar. Esse tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), reforça a coordenadora.
Tratamento
O tratamento para tabagismo é oferecido em mais de 400 municípios mineiros, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, com o acompanhamento de profissionais de saúde qualificados, prioritariamente nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS).
Malefícios à saúde
A médica ginecologista, Luiza Costa Souto, elenca alguns dos malefícios do tabagismo.
Primeiramente, o tabagismo aumenta o risco de infertilidade, tanto para a mulher quanto para o homem, desenvolvimento de asma, pressão alta e cânceres. Os abortos têm maior risco de ocorrer , tem também o risco da membrana romper antes da hora e do bebê nascer com baixo peso.
O vício no cigarro aumenta também o risco desse bebê nascer com malformações no coração, nos rins e em outros órgãos vitais. Aumentam também os riscos de morte fetal e neonatal. E para a criança, os problemas podem continuar depois do nascimento, como asma, alergias, baixa estatura, além de dificuldades cognitivas, adverte.
Para saber mais, acesse www.saude.mg.gov.br/tabagismo.
Fonte: Agência Minas