ONDA POÇOS

Cidades com menos de 30 mil habitantes podem entrar automaticamente na Onda amarela

Imagem: Imprensa MG

Compartilhe nas redes sociais

A partir deste sábado,08, cerca de 362 cidades mineiras com menos de 30 mil habitantes poderão avançar automaticamente para a onda amarela do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para garantir a retomada segura das economias locais.

Com essa classificação  essas cidades podem abrir os serviços não essenciais como bares e restaurantes, pois registraram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. O avanço poderá acontecer independentemente da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridas.

A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quarta-feira,05. A regra específica para cidades pequenas faz parte das mudanças trazidas pelo novo Minas Consciente, que foi reformulado, após consulta pública.

As cores que representam as ondas e que ilustra o que pode abrir ou fechar em cada região foram modificadas e funcionam como um semáforo. A onda vermelha é quando é autorizado a abrir apenas serviços essenciais; a amarela permite que os serviços não essenciais também sejam autorizados a abrir e verde inclui serviços não essenciais com alto risco de contágio.

Confira em quais ondas estão as regiões no Novo Plano

As macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Jequitinhonha, Nordeste, Leste e Vale do Aço estão na onda vermelha do novo plano. As macrorregiões de Saúde Norte, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela. Ainda segundo o comitê nenhuma macrorregião mineira apresentou, até o momento, índices favoráveis para a inclusão na onda verde, que permite a abertura de academias, clubes, cinemas e estúdios de piercings e tatuagens, entre outros serviços. Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/KObrZyh5vOg5PNk5nsiJeC