ONDA POÇOS

Cidades brasileiras que concorrerão à Rede de Cidades Criativas da Unesco serão divulgadas nesta segunda

Foto: Victor Imesi

Compartilhe nas redes sociais

Está prevista para esta segunda-feira, 26, a divulgação das duas cidades brasileiras que serão indicadas pelo Itamaraty para concorrer a uma vaga na Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Poços de Caldas oficializou sua candidatura para integrar a Rede no segmento da Literatura.

De acordo com informações da Divisão de Assuntos Multilaterais Culturais do Ministério das Relações Exteriores, o cronograma do Comitê de Seleção prevê inicialmente a divulgação no dia 26, para que as cidades escolhidas tenham tempo hábil para finalizar o processo de inscrição junto à Unesco.

A comissão avaliadora deve eleger duas candidaturas, de diversas cidades do Brasil, para serem inscritas até dia 30 de junho. Para integrar a rede, as cidades devem ser indicadas pelo Ministério das Relações Exteriores. Depois dessa fase, elas são avaliadas por peritos culturais e da indústria criativa, com foco no eixo temático escolhido. O resultado final deve ser divulgado em outubro.

Poços de Caldas

A candidatura leva em conta a vocação de Poços de Caldas para a literatura e o desejo da sociedade poços-caldense e sul-mineira para que o município integre a Rede de Cidades Criativas. O trabalho vem sendo realizado há aproximadamente três anos por um grupo formado por membros do Polígono Sul-mineiro do Livro, que abrange mais de 170 cidades, pelo Comitê Organizador Poços Literária, título do projeto, e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas. A candidatura recebeu aporte financeiro da ordem de R$ 130 mil, por meio de emenda parlamentar do deputado Mauro Tramonte.

 

Somente duas cidades de Minas Gerais protocolaram suas candidaturas: Poços de Caldas, no segmento de literatura, e Paracatu, na área de gastronomia.

A iniciativa considera o significativo histórico literário de Poços de Caldas, que registra índices de leitura maiores que as médias estadual e nacional, segundo pesquisa da Câmara Mineira do Livro (CML) e sedia a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Festival Literário Internacional (Flipoços), em sua 18ª edição, eventos que colocam a cidade no cenário literário mundial, fomentando a cultura literária e promovendo o incentivo à leitura no território.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg