Um caso suspeito de intoxicação por metanol foi registrado em Vargem Grande do Sul (SP), conforme o boletim mais recente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) divulgado na noite desta quarta-feira (8).
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A ocorrência faz parte de um surto que já soma 201 casos em investigação e 20 confirmados em todo o estado, com 11 óbitos relacionados, sendo cinco já confirmados. Diante da gravidade da situação, a SES-SP reforçou os hospitais com mais 3 mil ampolas de álcool etílico absoluto, o antídoto para a intoxicação, totalizando 5,5 mil ampolas disponíveis.
Além do estado de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os únicos estados do país com casos confirmados de intoxicação pela substância. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, foram registradas em todo o país 259 notificações, sendo 24 casos confirmados e 235 em investigação. Outras 145 suspeitas foram descartadas.
Entre os 235 casos em investigação, a maioria está concentrada em São Paulo, com 181 registros. Em seguida aparecem Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).
Em relação aos óbitos, cinco foram confirmados em São Paulo e 11 seguem em investigação, sendo 1 em Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco, 6 em São Paulo e 1 na Paraíba.