Nesta terça-feira (08), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de baixa umidade para Poços de Caldas, com índices variando entre 20% e 12%. A baixa umidade, que pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos e nas vias respiratórias, traz também o risco de incêndios florestais.
Apesar desse cenário seco, uma mudança significativa no clima é esperada a partir de quinta-feira (10). Segundo o INMET, Poços de Caldas deverá enfrentar pancadas de chuva e uma queda nas temperaturas. Os termômetros, que registram calor intenso nesta semana, devem marcar uma média de 20°C até o final de semana.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
As chuvas, acompanhadas de trovoadas isoladas, variam entre 20 e 30 mm, o que ajudará a aliviar o solo seco da região. Essa mudança é causada pela reorganização de áreas de baixa pressão e pelo avanço de frentes frias, que também impactarão outras áreas do Sul e Sudeste.
Recomendações da Defesa Civil:
- Durante o período de baixa umidade, beba bastante líquido e evite atividades físicas ao ar livre, além de usar hidratantes e umidificar o ambiente.
- Com a chegada das chuvas, atenção redobrada para áreas de alagamento e pista molhada nas estradas.