O podcast Rabiscos comemora sete anos de trajetória com uma edição especial ao vivo durante a Mostra Integrada de Artes (MIA), no próximo sábado (23), às 16h, no Museu Histórico e Geográfico em Poços de Caldas (MG) e traz o tema “URBAMIA – arte, cidade e tecnologia”. O encontro será marcado por uma conversa com os jornalistas Chico Felitti e Bia Trevisan, nomes reconhecidos pelo trabalho investigativo e narrativo no jornalismo contemporâneo brasileiro. A conversa será mediada pelos curadores do podcast, Jéssica Balbino e Tadeu Rodrigues.
Clique aqui e acesse o canal de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A participação acontece no coração do Centro Histórico da cidade, integrando a programação literária da MIA, que propõe cruzamentos entre linguagens, ocupação criativa dos espaços urbanos e reflexões sobre como a tecnologia transforma a produção artística e a vida nas cidades.
Com seu estilo singular, Chico Felitti é autor de livros como A Casa, Ricardo e Vânia, Rainhas da Noite e conhecido por podcasts como e A Mulher da Casa Abandonada (agora série do Prime Vídeo), A Coach, De Saída, entre outros, obras que transitam entre jornalismo literário e narrativa de não-ficção, explorando personagens e histórias marginais com sensibilidade e rigor. Bia Trevisan, por sua vez, é jornalista e podcaster, criadora de narrativas que exploram cultura, cotidiano e as intersecções entre arte e sociedade, conectando públicos diversos por meio de entrevistas e storytelling.
O episódio especial do Rabiscos na MIA promete trazer ao público um diálogo instigante sobre jornalismo, narrativa e as intersecções entre literatura, cidade e tecnologia — em sintonia com o espírito do URBAMIA.
“A escolha dos convidados se dá não apenas pelo diálogo com o tema da mostra deste ano, mas também pelo momento atual que vivemos no Brasil e no mundo. Contar histórias é um ato de resistência e, poder fazê-lo usando as tecnologias disponíveis cria um novo lugar. Vamos discutir isso tudo ao vivo, com a participação do público, porque acreditamos que o lugar da literatura é justamente esse: com os leitores, com os ouvintes, na praça, recriando sempre a história”, destaca Jéssica Balbino.
“Quando Jéssica e eu criamos o Rabiscos a ideia foi de ouvir a literatura contemporânea e explorar cada canto do país a partir de suas histórias, livros e estradas. Poder celebrar a literatura numa praça, no interior de Minas Gerais, com plateia, faz com que o Rabiscos cumpra ainda mais o seu papel de ocupação”, diz Tadeu Rodrigues.
Sobre os convidados
Beatriz Trevisan é repórter, roteirista e produtora de podcasts narrativos e documentários. Foi vencedora do Prêmio Folha de Jornalismo 2022, na categoria Audiovisual.
Produziu o podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, maior podcast narrativo da história do Brasil. Também investigou e produziu “A Coach”, “O Ateliê”, que também apresentou, e “De Saída: A Vida Fora da Internet”. Foi produtora de conteúdo da série “Angélica: 50 & Tanto”, um dos programas mais vistos do Glopoplay em 2023.
Chico Felitti é um jornalista, escritor e podcaster brasileiro. É conhecido por seus podcasts investigativos e biográficos, como “A Mulher da Casa Abandonada” e “Além do Meme”, e por seus livros, incluindo “Ricardo & Vânia”, “Mulher Maravilha” e “A Casa”
Sobre o podcast Rabiscos
Criado em 2018, o podcast Rabiscos se consolidou como um dos principais espaços de discussão sobre literatura no Brasil, trazendo escritores, críticos e leitores para conversas. Já passaram pelo podcast centenas de autores, entre eles, destaques como Itamar Vieira Junior, Marcelino Freire, Mel Duarte, Leonardo Piana, Cidinha da Silva, Giovana Madalosso, Gaia Passarelli, Aline Bei, entre outros. Já esteve presencialmente em eventos como Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), Flip, FLIMA e outras.
Mais informações: bit.ly/podcastrabiscos
Sobre a MIA
A MIA – Mostra Integrada de Artes chega à sua edição 2025 com o tema UrbaMIA – uma investigação sobre as formas como a cidade se organiza, se desorganiza e se reinventa. A Mostra propõe olhar para o espaço urbano como um organismo vivo, em constante fluxo, onde arte, tecnologia e vida cotidiana se entrelaçam e produzem novas cartografias. Entre ruas, redes e relações, a UrbaMIA revela os diferentes modos de habitar, ocupar e transformar o território, abrindo espaço para experiências que expandem as fronteiras do visível e do imaginável.
Este ano, entre os dias 20 a 24 de agosto, a programação gratuita ocupa locais históricos e simbólicos de Poços de Caldas, como o Café Concerto no Parque José Affonso Junqueira, a Praça do Museu Histórico e Geográfico, as árvores do Espaço Cultural da Urca e o Casarão Vecchio, propondo novas experiências artísticas nesses ambientes.
Com Música, Literatura e Visualidades como eixos centrais, a Mostra traz DJs, instalações, videomapping, cinema, exposições e bate-papos literários, em um diálogo direto entre arte e tecnologia.
A MIA 2025 conta com a parceria dos projetos culturais Cine Fricção, Discobertas e Sunset Beats, todos são viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com incentivo cultural da Alcoa e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura. Os projetos Rabiscos e Margens são parceiros na curadoria dos encontros literários. Nas ações de abertura e de encerramento o oferecimento é dos espaços parceiros Café Concerto e Casarão Vecchio. A Mostra também conta com o apoio cultural dos hotéis San Thiago, Lisboa, D’Oeste e Jóia e dos restaurantes Becco Gastronomia, Becco da Esquina e Lamma Bistrô. Realização e produção da Carvalho Agência Cultural, com direção geral e curadoria de Chiara Carvalho, direção de arte e curadoria de Paulo Tothy, produção de Alyson Dias e Thiago Silva, curadoria literária de Jéssica Balbino.
Mais informações: mia.mostradeartes