ONDA POÇOS

Chalé Frayha passa por revitalização e abrigará museu e café em Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

O Chalé Frayha, tombado como Patrimônio Histórico de Poços de Caldas, abrigará um museu de mineração e um café futuramente. A informação foi confirmada ao jornalismo da Onda Poços, pelo secretário municipal de comunicação social, Antônio Donizete.

O casarão que pertence à família Frahya, foi comprado por Lineu Frayha e atualmente passa por reforma. Segundo Donizete, o empresário precisou fazer a base de sustentação da casa, por ser muito antiga e corria o risco de cair, sendo necessária a restauração na parte debaixo e na parte de cima. Ainda conforme o secretário, Lineu está investindo alto no local, por ser da família e ter amor pelo casarão. Como a reforma é bem ampla, ainda não há previsão de término.

A informação também foi divulgada pelo prefeito Sérgio Azevedo

A restauração do local foi aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas. Tombamento concluído

Chalé Frayha

O local onde hoje se situa o Chalé Frayha ocupa um quarteirão inteiro e foi construído em 1886 pelo barão de Itacurussá, que morava no Rio de Janeiro e era casado com Jerônima de Mesquita, a filha do conde de Bonfim. A chácara era uma espécie de quinta, onde ele colocou móveis de madeira e plantou muitas árvores frutíferas, de todos os tipos, inclusive frutas raras. Com a morte da Baronesa, em 1917, acredita-se que a distância e os negócios da família no Rio de Janeiro despertaram o desejo de venda da propriedade pelos filhos do casal. Portanto, no ano de 1922, Mansur Frayha comprou a propriedade e desde então a família relata intervenções mínimas e apenas emergenciais na edificação ao longo dos 100 anos de sua posse, preservando o chalé em seu estado quase original. O chalé está localizado na rua Pernambuco, n° 95.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM