A Câmara de Poços, através da Escola do Legislativo, fará o lançamento do Parlamento Mulher 2025. O evento será na segunda-feira (18), às 18h, no Plenário, e contará com a participação da presidente da Comissão da Mulher Advogada da 25ª Subseção da OAB/MG, Dra. Ellen Lopes.
Clique aqui e acesse o canal de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
O Parlamento Mulher é voltado para mulheres com 18 anos ou mais. Neste ano, foram 30 inscrições para participação no projeto. Além da temática principal, que em 2025 é “A Mulher e o Mercado de Trabalho”, o PM irá abordar subtemas fundamentais, como trabalho e maternidade, empreendedorismo feminino e violência de gênero no ambiente profissional.
Desde o mês de julho, a Escola do Legislativo tem trabalhado nos preparativos para realização do projeto. “Tivemos uma reunião importante com a OAB, Prefeitura e Câmara para debater a implementação do Parlamento Mulher neste ano. Nosso objetivo é incentivar as mulheres a apresentarem propostas concretas, tornando-as agentes de mudança e contribuindo diretamente na construção de políticas públicas de Poços de Caldas”, ressalta Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo.
Durante o projeto, as participantes terão acesso a oficinas de formação política, com conteúdos que aprofundam o funcionamento do Legislativo Municipal, o papel dos vereadores, a elaboração de leis e outros tópicos relevantes para a formação cidadã. Como incentivo à participação, a Câmara Municipal também oferece o custeio de passagens de ônibus para mulheres inscritas no CadÚnico do Governo Federal.
O Parlamento Mulher foi criado através da Resolução n. 885/2022. Uma das propostas é fomentar o protagonismo feminino na política e na sociedade. Ao final do projeto, as participantes poderão elaborar e sugerir pautas para serem analisadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal, contribuindo com o debate e a construção de políticas públicas.