Poços de Caldas registrou um aumento nos casos de síndromes gripais e influenza entre o público infantil durante o mês de outubro, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
De acordo com informações da Rede de Urgência e Emergência, o número de atendimentos subiu de 129 casos em setembro para 210 em outubro, sendo 87 na UPA e 123 no Hospital Margarita Moralles. O aumento representa 20,8% a mais de atendimentos na UPA e 115,8% no Hospital Margarita Moralles. Já na primeira quinzena de novembro, os registros começaram a cair, totalizando 103 casos — 49 na UPA e 54 no hospital.
A Secretaria de Saúde orienta que a maioria dos casos gripais pode ser acompanhada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde as equipes estão preparadas para oferecer atendimento clínico, prescrever medicamentos e monitorar os sintomas.
“A procura direta pela UPA deve ocorrer apenas em situações de urgência, quando há sinais de agravamento. A UBS é a porta de entrada ideal para a maioria dos quadros gripais, especialmente quando se trata de sintomas leves”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Luís Augusto de Faria Cardoso.
A pasta reforça ainda a importância de manter medidas preventivas, como higienização das mãos, etiqueta respiratória e vacinação em dia, principalmente entre as crianças, que representam a maior parte dos casos registrados.







