Casa Branca (SP) é a cidade que está mais avançada na vacinação na região leste paulista. Nesta segunda (19), teve início a imunização de jovens com mais de 21 anos. E a expectativa é iniciar nos próximos dias a aplicação de doses para quem tem mais de 18 anos. E como o município de 30 mil habitantes tem conseguido estar tão adiantado?
O diretor do departamento de saúde, Alfredo Fittipaldi, explica que é uma série de fatores e estudos para que pudesse acelerar a vacinação. Mais profissionais de saúde foram acionados e também foram feitas parcerias com escolas, tiro de guerra e voluntários. E teve outra situação importante: “Às vezes sobra uma quantidade considerável de vacina e eu não posso deixar essa vacina esperando pra que venha mais uma nova grade de idade. E não é todo mundo, infelizmente, que quer vacinar, então sobram algumas vacinas. Essas vacinas que sobram, por exemplo, estamos com uma idade X e não tem mais gente pra vacinar, então a gente acelera a vacinação”, explica.
As doses são aplicadas na Escola Rubião Junior e por drive thru na Avenida Irmão Roberto Giovanni, além de outros postos da cidade. Os profissionais fazem um rápido cadastro e já aplicam a vacina.
“É uma sensação de gratidão, de agradecimento a Deus, a todas as pessoas e também alívio de poder voltar, ao menos um pouquinho, a vida normal”, destaca a jovem Amanda Silva.
O Vinicius Viotto, que teve Covid, sabe o quanto é importante receber a vacina. Eu superei a Covid e agora estou tendo um momento de renovação, tentando voltar ao normal”, diz.
E quem aplica as doses também sente algo especial, ajudando os brasileiros a serem imunizados. “É um trabalho muito gratificante trazer esperança para as pessoas, principalmente nesse período que estamos passando, é muito bom”, comenta a enfermeira Marcela Miranda.
A vacinação no Brasil diminuiu a taxa de ocupação de UTIs. Há mais de 10 dias, Casa Branca não registra óbitos. Mesmo assim, a cidade já perdeu 87 moradores por causa do vírus. O prefeito Marco Cesar Aga lamenta as perdas, mas afirma que a administração tem feito o possível para combater a doença. “A prefeitura desde o primeiro momento procurou enfrentar com muita seriedade e trabalho, priorizamos as recomendações do Ministério de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Na minha visão, penso que a prefeitura tomou todas as medidas possíveis e necessárias para amenizar essa crise, e ainda assim, tivemos 87 óbitos no município”, destaca.
A vacinação em Casa Branca continua nesta segunda e a Thamires Mello, que recebeu a 1ª dose, avisa: “Quando chegar a sua vez venha se vacinar pra gente voltar à normalidade”.
Vacinação para maiores de 18 anos nesta terça:
Aplicação da primeira dose será das 8h30 às 11h30, na Escola Dr. Rubião Jr. e também no Drive Thru (em frente ao Lar Irmão Roberto, no bairro do Desterro).
Aplicação da segunda dose somente no período da tarde das 13h30 às 15h30, na Praça do Rosário, em frente a Sala de Vacinação (Centro de Saúde de Casa Branca).
Nos distritos de Lagoa e Venda Branca e no ESF Andorinhas, a vacinação segue das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.
Não esqueça de levar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Casa Branca, para a primeira dose e carteira de vacinação para a segunda dose.
Pessoas com sintomas gripais ou notificados para Covid-19 não podem tomar vacina.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: