Casa Branca (SP) registrou mais de 501 focos de incêndio entre janeiro e 3 de maio deste ano, segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e lidera o ranking no estado de São Paulo neste ano.
A estiagem, típica do inverno na região, é um dos principais fatores para a incidência das queimadas, já que a cidade não tem chuva acima dos 10 milímetros desde o dia 18 de abril. Contudo, a maioria dos casos é por descuido da população.
A Defesa Civil de Casa Branca chega a registrar cerca de sete novos focos de incêndio todos os dias. No último domingo (2), o Corpo de Bombeiros da cidade levou mais de uma hora para conter o fogo de uma área equivalente a três campos de futebol.
O coordenador da Defesa Civil, Edson Florêncio, elenca as razões para a frequente incidência de queimadas:
- a extensa área rural de Casa Branca, o que facilita o alastramento do fogo pelos campos;
- o tempo seco do inverno também colabora para a ocorrência;
- a maioria dos casos, porém, ocorre devido ao descuido da própria população.
“As pessoas têm o hábito de jogar pontas de cigarro na mata e isso provoca incêndios de uma forma extraordinária na cidade. Muitos desses focos poderiam ser evitados se houvesse um pouco mais de cuidado em relação a isso”, explicou Florêncio.
Provocar a queimada de um terreno propositalmente é crime de incêndio criminoso e passível de uma multa no valor de R$ 1.100, de acordo com as leis municipais de Casa Branca.
“Pedimos para que as pessoas denunciem aqueles que provocam incêndio de forma criminosa. Faça uma foto ou vídeo do ato e encaminhe direto para a Defesa Civil”, disse o coordenador.
As denúncias podem ser feitas por meio do WhatsApp da Defesa Civil de Casa Branca: (19) 99253-5465.
FONTE E FOTO: G1 / SÃO CARLOS E ARARAQUARA
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/CVTmEflFfcs1u0YnxsfjSC