ONDA POÇOS

CARNAVAL| Banda do Lira homenageia seu fundador

Lira faleceu ano passado; Miguelzinho entra para a banda nos shows da praça

Compartilhe nas redes sociais

A Banda do Lira é uma das atrações da Praça Pedro Sanches no Carnaval de Poços de Caldas. O grupo, que anima o público com marchinhas, se apresentará diariamente às 20h30. Este será o primeiro carnaval sem a presença de seu fundador, Sergio Alvisi, o Lira, que faleceu no ano passado.

Com aprovação

da família de Lira, a banda este ano sobe ao palco sob a batuta do maestro Miguelzinho, outro ícone da música e cultura de Poços. Como parte das homenagens ao saudoso Lira, foi criado um “bonecão” do músico, que estará no palco durante os shows.

Bonecão do Lira

O “Bonecão do Lira” é um projeto criado e executado por seu filho, Eduardo Alvisi. Inspirado nos brinquedos que se movimentam ao caminhar, os pipiripaus, o bonecão foi confeccionado com materiais recicláveis. Ao movimentar-se, o bonecão mexe a cabeça saudando o público, toca pandeiro e “samba”.

O chamado “Pipiripai” tem 3,10 metros de altura.

Pipiripai tem 3,10 metros de altura e estará no palco da Praça Pedro Sanches

Quem foi Lira

Lira ficou conhecido como “a voz do carnaval poços-caldense”. Foi coralista por mais de 30 anos. Atuou também como técnico em contabilidade, dirigente esportivo, radialista, coralista, produtor cultural, músico e cantor. Há duas décadas, Lira fundou o Conjunto Regional. Desde então, se apresentava aos sábados e domingos na Fonte do Leãozinho.

Por mais de 15 anos, ele e a Banda do Lira fizeram parte da programação oficial do Carnaval de Poços de Caldas. Em 6 de novembro de 2022, Sérgio Alvisi recebeu a Comenda Dom Pedro II, alusiva aos 150 anos de Poços de Caldas, por sua contribuição à cultura da cidade. Em 2017, foi homenageado pelo projeto Ícones e, em 2019, foi publicado o livro intitulado “Sérgio Alvisi e os Velhinhos da Santa Ceia”, do jornalista Odair Camilo.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb