Neste domingo, 6, Poços de Caldas completou 150 anos. O passado nós já conhecemos, mas como será Poços de Caldas daqui a 50 anos? Com esta questão na cabeça e muito amor “sulfuroso” no coração, os estudantes das unidades escolares municipais, estaduais e particulares registraram suas mensagens, neste exercício incrível de sonhar o futuro, tal qual fizeram aqueles que vieram antes de nós, desde os primórdios do que hoje chamamos Poços de Caldas. O prefeito Sérgio Azevedo, o vice Júlio César de Freitas, seis ex-prefeitos e representantes da Câmara Municipal também deixaram suas contribuições para a Cápsula do Tempo, cuja solenidade de armazenamento foi realizada no início da tarde de 6 de novembro, no Calendário Floral.
Cada escola trouxe a sua contribuição para a cidade que desejamos para o futuro, além das autoridades. “Daqui 50 anos as pessoas que abrirem a cápsula vão encontrar, com certeza, muitas mensagens bonitas e algumas previsões do que se espera da cidade. Tomara que elas se concretizem para que Poços de Caldas possa continuar crescendo cada vez mais e seja, dia após dia, a cidade que tanto sonhamos”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo.
Cada unidade educacional também confeccionou sua própria Cápsula do Tempo, além da Cápsula Oficial, que reúne uma mensagem de cada escola participante. A iniciativa foi planejada e executada pela comissão responsável pela organização dos eventos comemorativos dos 150 anos de Poços de Caldas.
Diretores das escolas e coordenadores dos Centros de Educação Infantil municipais foram convidados a participar da solenidade e puderam depositar a mensagem de sua unidade diretamente na cápsula. “A Cápsula do Tempo é também uma forma de perpetuar o nosso sentimento de amor a Poços de Caldas com aqueles que nos sucederão. Além disso, o projeto cumpriu importante função pedagógica, incluindo as escolas nas celebrações dos 150 anos do município, de maneira muito especial e carinhosa”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.
Crianças também foram convidadas a dar a suas contribuições e ajudaram a armazenar o recipiente durante a solenidade. A elas caberá a importante tarefa de abrir a cápsula, daqui 50 anos, no 200º aniversário de Poços de Caldas. A Cápsula do Tempo é, na verdade, imensamente maior do que parece. Ela guarda o desejo de toda uma cidade e, pela sua dimensão simbólica, é um legado de grande monta para as gerações futuras.
A Cápsula Oficial e a placa comemorativa no totem foram doadas pela empresa Poços Tec. A placa tem os seguintes dizeres:
Aqui está armazenada a Cápsula do Tempo em comemoração aos 150 anos de Poços de Caldas, que reúne mensagens de estudantes de escolas públicas e particulares do município, ex-prefeitos e autoridades.
Preservando e valorizando nosso passado, queremos imaginar o nosso futuro. Como será Poços de Caldas daqui a 50 anos? Com os pés fincados no presente e o coração em 2072, deixamos aqui nossa colaboração para as gerações que nos sucederão no cuidado e no amor à terra que nos acolheu.
CÁPSULA A SER ABERTA EM 6 DE NOVEMBRO DE 2072
Poços de Caldas, 06 de novembro de 2022.”
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/I3ytzjDa3HL9F8QCAa5EeU