Nesta quinta-feira, 22, o programa Poços em Foco recebeu o capitão Wanderlei Fabiano, do Corpo de Bombeiros, para uma entrevista sobre temas relacionados à prevenção, atuação em períodos críticos e à rotina da corporação em Poços de Caldas e região.
Durante a conversa, o capitão destacou os principais riscos associados ao período chuvoso, como quedas de árvores, surgimento de trincas em imóveis e barrancos, além do risco de enchentes. Ele orientou que moradores que tenham dúvidas quanto à segurança de seus imóveis podem acionar o Corpo de Bombeiros para vistoria. Caso seja constatado risco, a Defesa Civil é acionada para uma avaliação técnica.
O capitão também alertou motoristas para que evitem atravessar locais alagados ou com enxurradas, ressaltando que o período chuvoso contribui para o aumento de acidentes de trânsito, especialmente os causados por aquaplanagem.
Outro ponto abordado foi o funcionamento do atendimento de emergência pelo telefone 193. Segundo ele, os chamados realizados em Poços de Caldas e municípios da região são recebidos por uma central localizada em Varginha-MG, que repassa as ocorrências às unidades responsáveis em tempo real. O capitão comentou ainda sobre o uso do Sistema de Localização (Siloc), que facilita o atendimento de chamadas feitas por crianças, idosos ou pessoas que tenham dificuldade em informar o endereço onde estão e permitirá, também, localizar pessoas perdidas em trilhas, além de coibir eventuais trotes.
Com a proximidade do Carnaval, o capitão chamou a atenção para o aumento de ocorrências nesse período, principalmente acidentes de trânsito e incidentes em locais de lazer, como piscinas e cachoeiras. Ele reforçou a importância da atenção redobrada dos pais com as crianças e alertou sobre os riscos da combinação de álcool e direção.
Ao falar sobre curiosidades do dia a dia da corporação, o capitão afirmou que ocorrências envolvendo crianças costumam ser as que mais emocionam os militares. Destacou que, apesar do preparo técnico, os bombeiros também são pais, filhos e avós, e lidam com as situações de forma humana. Ele ressaltou ainda que a corporação oferece acompanhamento multidisciplinar aos seus integrantes, com atenção à saúde física e mental, incluindo ações de prevenção e suporte pós-traumático.
Por fim, o capitão informou que, neste ano, a unidade do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas realizará três cursos de primeiros socorros, reforçando a importância de que cidadãos leigos saibam iniciar os primeiros procedimentos em situações de emergência.
Confira a entrevista completa abaixo:






