ONDA POÇOS

Campanha Maio Laranja é tema de entrevista no Onda In Foco

Compartilhe nas redes sociais

Nesta sexta-feira, 07, o programa Onda In Foco, apresentado pelos jornalistas Matheus Luis e Kadu Lopes, recebeu o conselheiro tutelar Ricardo Senegal.

O principal tema da entrevista foi a campanha Maio Laranja, iniciativa de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os pilares desta campanha são a conscientização, a prevenção, a orientação, o combate à violência sexual e, especialmente, colocar o fenômeno na pauta do dia, tirando o problema da invisibilidade.

No dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória/ES, a criança Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi encontrada morta com sinais de violência física e sexual. Este acontecimento chocou o país e despertou diversas discussões sobre como proteger as crianças das situações de abuso sexual. No ano 2000, foi promulgada a Lei 9.970 que instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças Adolescentes.

Marcar a data é uma maneira de não esquecer o que aconteceu com a menina Araceli e chamar a atenção para a importância de se falar no tema, no sentido de prevenir que isso aconteça a outras crianças e adolescentes. “A campanha Maio Laranja é de grande relevância por trazer para o debate um assunto tão delicado como esse. O objetivo é atuar no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da orientação da população e incentivo às denúncias”, destaca o secretário de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.

Para acompanhar as ações da campanha é só acessar o https://www.facebook.com/recriad. A Rede da Criança e do Adolescente de Poços de Caldas – RECRIAD – tem como objetivo assegurar os direitos das crianças e adolescentes do município e é articulada pela Secretaria Municipal de Promoção Social desde 2017.

A rede de atendimento conta com a parceria dos Conselhos Tutelares, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), instituições socioeducativas, Polícia Civil e Polícia Militar, entre outros. No CREAS, é feito o acompanhamento psicossocial das crianças e adolescentes vítimas dessa violação grave e de suas famílias.

Denúncias

O principal objetivo da data é chamar a atenção para o tema e reforçar a importância das denúncias. Qualquer pessoa pode denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A forma mais rápida é pelo Disque Direitos Humanos – Disque 100 – que garante o anonimato.

As denúncias também podem ser feitas aos seguintes órgãos:

CREAS – 3697-2626;
Polícia Militar – 190;
Conselho Tutelar Centro/Leste: 3697-2185/3722-1195;
Conselho Tutelar Sul/Oeste: 3697-2116/3712-0726.
Disque Direitos Humanos – 100. 

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/CVTmEflFfcs1u0YnxsfjSC