ONDA POÇOS

Campanha é lançada no Dia Mundial de Luta contra Aids

Foto: Ministério da Saúde

Compartilhe nas redes sociais

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira,1º, a campanha de combate ao HIV, vírus que pode causar Aids. O lançamento acontece no Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se prevenir contra a doença.

Durante o lançamento da campanha, foram apresentados dados atualizados dos casos no Brasil. São 694 mil pessoas em tratamento. Em 2021, foram 45 mil novos pacientes que iniciaram tratamento. Segundo o Ministério, o número representa que o tratamento já chega a 81% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil. Ainda segundo a pasta, houve um aumento de 37% na distribuição de testes rápidos.

Já os dados de 2020 mostram que foram registrados  32,7 mil novos casos e houve uma redução de 20,7% em relação ao ano de 2019.

Ainda segundo o Ministério, houve um aumento de 30,3% na taxa de detecção de HIV em gestantes durante o pré-natal. Em 2020, foram 7,8 mil casos descobertos neste público.

Os dados mostram que em 2020 , cerca de 30,2% dos casos eram de mulheres e 69,8% de homens. A maior incidência foi registrada em homens com idades entre 20 e 34 anos e em mulheres dos 30 a 44.

Em Poços de Caldas, em 2021 foram registrados 48 novos casos de HIV.

A campanha com o lema “Prevenir é sempre a melhor escolha”, reforça a expansão de estratégias de prevenção, como a distribuição de camisinhas. Neste ano, cerca de 370 milhões de preservativos foram distribuídos no país, sendo 360 milhões para homens e 9,4 milhões para mulheres.

Sobre o HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/KPqwSpytjw1KlSvuCDwuws