A procura pela vacina contra o sarampo está abaixo da meta em Poços de Caldas. A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como objetivo é vacinar pessoas de 20 a 49 anos. Esta é a quarta etapa da campanha de imunização. Em Poços de Caldas (MG), a estimativa é vacinar aproximadamente 70 mil pessoas, mas até o momento, foram aplicadas 13.567 doses, quase 20% do total estimado. No ano de 2019, foram confirmados 136 casos de sarampo em Minas Gerais, sendo dois em Poços.
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa. Inicia com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares. A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração. Tendo os primeiros sintomas, é fundamental procurar a unidade básica de saúde ou um serviço de pronto atendimento, o mais rápido possível.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, o avanço do sarampo não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Surtos da doença na Venezuela, Europa e Ásia foram registrados em 2018, e outros países fora do continente latino também registram altos números da doença. O objetivo é recuperar o certificado de “país livre do sarampo”, que o Brasil conquistou em 2016 mas perdeu por haver transmissão sustentada, ou seja, a ocorrência de um mesmo surto por mais de 12 meses. A certificação é dada pela Organização Panamericana de Saúde – OPAS.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: