“Meu corpo, minhas regras”. A campanha “Carnaval Sem Assédio – Não é Não” segue mobilizando a sociedade para a importância do respeito aos direitos das mulheres, especialmente no período de Carnaval, quando as ocorrências de violência sexual aumentam.
A campanha da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, é desenvolvida em colaboração com o Conselho dos Direitos da Mulher, Procon, Polícia Civil, Polícia Militar e secretarias de Cultura, Turismo e Saúde. A campanha será intensificada ao longo de todos os dias de Carnaval, incluindo a distribuição de bandanas, copos e folders informativos.
“Nossa proposta é alertar a todos: depois do não é assédio!”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho. A ação é embasada na Lei n.º 14.786/2023, conhecida como protocolo do “Não é Não”, que define constrangimento como qualquer insistência, física ou verbal, após a manifestação da discordância da mulher, e violência como o uso da força que resulte em lesão, morte ou dano, conforme a legislação penal em vigor. Atos como beijo na boca e toques inconvenientes sem consentimento, comuns durante o Carnaval, podem ser enquadrados como importunação sexual.
Mulheres que forem vítimas de importunação sexual ou violência durante o Carnaval são encorajadas a procurar a ajuda de policiais, seguranças ou registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) também está disponível para o registro de casos, sendo possível contatá-la através do telefone (35) 3712-9647.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia 180
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Poços de Caldas
Endereço: Av. Dr. David Benedito Otoni, 527 – Jardim dos Estados
Telefone: 3712-9647.
NÃO SE CALE. DENUNCIE! DISQUE 180!
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb