A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara para investigar o pagamento de férias indenizadas a prefeitos, vice-prefeitos e demais agentes políticos que tenham recebido verbas de natureza trabalhista ou remuneratória, diferentes de subsídio, se reuniu nesta quinta-feira (20), às 08h30. Após Requerimento encaminhado ao Executivo solicitando toda documentação referente ao assunto desde 01 de janeiro de 2001, os vereadores iniciam, agora, a análise do material.
A Portaria n. 04/2021 nomeou os seguintes membros da CPI: Tiago Braz – presidente (Rede), Sílvio Assis – vice-presidente (MDB), Diney Lenon – relator (PT), Wilson Silva (DEM) e Claudiney Marques (PSDB). Segundo o relator, com o recebimento de parte da documentos, a comissão poderá analisá-los e, ainda, iniciar as convocações para depoimentos. “Recebemos boa parte da documentação requisitada e agora iniciamos o estudo. Estamos aguardando um parecer da Mesa Diretora para contratação de empresa para fazer uma auditoria desses documentos. Existe a possibilidade do IBAM fazer esse trabalho, visto que foi uma solicitação também feita pela secretária da comissão”, pontua Diney Lenon.
O pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi protocolado no início do mês de março. Após leitura em Plenário, o documento foi deferido. São autores do Requerimento os vereadores Tiago Braz (Rede), Lucas Arruda (Rede), Diney Lenon (PT), Luzia Martins (PDT), Roberto Santos (Republicanos) e Sílvio Assis (MDB).
De acordo com o Requerimento apresentado pelos vereadores, a CPI terá como objetivo investigar, além do pagamento de férias indenizadas aos prefeitos, vice-prefeitos e demais agentes políticos: recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), 13º, 1/3 de férias, entre outros direitos trabalhistas aos ocupantes de cargos comissionados ou ocupantes de cargos efetivos afastados para o exercício do cargo político para o qual foram nomeados; pagamento de horas extraordinárias aos ocupantes de cargos considerados de agentes políticos.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: