ONDA POÇOS

Câmara discute abono natalino para servidores públicos de Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

O projeto é de autoria do vereador Diney Lenon (PT) e propõe a criação de um Abono de Natal no valor de R$ 300,00 para os servidores públicos municipais. A votação está na agenda da Câmara de Poços de Caldas para esta quinta-feira (04), às 14h.

Segundo o vereador, para os servidores da área da Educação ainda seria possível fazer o rateio dos recursos federais do FUNDEB, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Essa decisão já foi autorizada para outros municípios pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. De acordo com o TCE, 60% dos recursos do Fundeb devem garantir o pagamento dos profissionais do magistério, mas não há tenhuma obrigatoriedade de utilização específica dos outros 40% restantes, por isso, na decisão do Tribunal, fica clara a possibilidade do gestor municipal viabilizar o pagamento do abono, desde que com autorização do Poder Legislativo.

O Projeto de Lei nº 38/2024 será discutido na sessão da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. O parlamentar, autor do PL, garantiu que existem meios de custear o abono para os trabalhadores. “Paralelo a isso, a gente espera que haja uma valorização dos profissionais, os servidores como um todo. O Abono não recai sobre encargos trabalhistas, ou seja, não tem custo extra. Existe recurso pra isso e a proposta pretende dar autorização legislativa para que o município possa fazer esse pagamento”, afirmou Diney.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb