O Projeto de Resolução n. 10/2025, aprovado pela Câmara de Poços na última semana, institui a Medalha Superação. De autoria do vereador Ricardo Sabino (PL), a proposta reforça o compromisso do Legislativo com a inclusão social, sugerindo a concessão da honraria a pessoas com deficiência que se destacam por sua trajetória de superação e protagonismo, bem como a cidadãos que atuam de forma relevante e contínua na promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A homenagem será feita durante sessão solene, preferencialmente no dia 21 de setembro, data em que se celebra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O projeto prevê, ainda, a entrega de uma Diploma de Mérito a fim de dar visibilidade àqueles que transformam realidades e inspiram a sociedade. Cada vereador poderá indicar, anualmente, uma pessoa para receber a Medalha.
Segundo o autor, a criação da honraria preenche uma lacuna importante no reconhecimento institucional àqueles que lutam pela acessibilidade, dignidade e justiça social. “A homenagem contempla não apenas aqueles que, com deficiência, constroem trajetórias inspiradoras de superação e protagonismo, mas também aqueles que, mesmo sem deficiência, se dedicam de forma significativa a causas de acessibilidade, equidade, direitos humanos e justiça social. Esse projeto é muito importante porque dá voz e visibilidade a histórias que muitas vezes passam despercebidas. A Medalha Superação é um símbolo de respeito e valorização”, declara.
A escolha do dia 21 de setembro para a entrega da Medalha reforça o compromisso da Casa com pautas voltadas à inclusão. “Não se trata apenas de uma homenagem, mas de um ato de consciência coletiva. Queremos que todos se sintam representados neste Parlamento”, destaca Sabino.
O vereador ressalta, ainda, a importância da participação e engajamento da sociedade na construção da homenagem, com a indicação de nomes e trajetórias que mereçam ser celebradas por sua coragem, dedicação e impacto positivo na vida de tantas pessoas. A iniciativa já foi promulgada e será agendada pela Câmara Municipal.