ONDA POÇOS

Câmara de Poços de Caldas aprova 4 leis a favor das mulheres em março

Compartilhe nas redes sociais

Em março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e uma das formas de celebrar a data é por meio da garantia de direitos para o público feminino. Nos últimos 30 dias, a Câmara de Vereadores de Poços de Caldas aprovou pelo menos 4 leis com esse objetivo.

O Projeto Violeta, sancionado pelo Legislativo, é uma campanha em defesa dos direitos das mulheres e contra as violências e discriminações de que são vítimas. A autora do texto (Lei 9.831) foi a vereadora Regina Cioffi (PP). Outra proposta da vereadora foi a aplicação do inciso V, artigo 23 da Lei Federal 11.340/2006 que determina a prioridade de vagas na educação básica para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica.

A parlamentar também propôs a Lei 9.832, que cria o Programa de Aperfeiçoamento dos Sistemas de Apoio às Vítimas de Violência de Gênero. O texto defende que “a violência doméstica e de gênero pode ter consequências graves e duradouras na saúde física e mental das vítimas, além de impedir o seu pleno desenvolvimento e bem-estar, por isso é importante que o Estado invista em sistemas de
apoio eficazes para garantir que as vítimas de violência de gênero recebam o atendimento adequado
e integral de que precisam”. O objetivo é investir em serviços de saúde, aconselhamento, abrigos e outros recursos para ajudar as vítimas a se recuperarem e se protegerem.

Os vereadores também sancionaram a Lei 9.834, que institui a divulgação obrigatória dos números de telefone para denúncia de violência contra mulher nas contas de água e energia. O projeto é de autoria da vereadora Luiza Martins (PDF) e afirma que a medida contribui para a conscientização da população sobre a gravidade da violência contra as mulheres e para a promoção de ações de combate a esse problema.

Saiba como denunciar casos de violência doméstica:

  • Em caso de emergência: ligue 190 (Polícia Militar)
  • Para denúncias: ligue 180 ou pelo whatsapp (61) 99656-5008 (Central de Atendimento à Mulher)

As ligações são gratuitas e funcionam 24h por dia, todos os dias da semana.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb