ONDA POÇOS

Câmara de Caldas aprova moção de repúdio contra cobrança de pedágio para moradores de cidades da região

Compartilhe nas redes sociais

Uma moção de repúdio e apelo contra cobrança do pedágio na BR-459, foi aprovada pela Câmara Municipal de Caldas em sessão realizada na noite desta segunda-feira (9).

O pedido foi feito pelo vereador Daniel Tygel (PT). O documento pede para que moradores de Caldas, Santa Rita de Caldas e Ipuiúna tenham isenção da tarifa por circularem diariamente na região. 

O serviço começou a funcionar nesta segunda-feira. O valor do pedágio varia entre R$ 4,60 e R$ 9,20 para motos e carros.

No primeiro dia de operação, os pedágios registraram longas filas de espera, o que gerou reclamação dos motoristas.

De acordo com o documento, a cobrança dificulta o desenvolvimento econômico e social da região, porque sobrecarrega as contas de quem circula diariamente entre estas cidades. A moção também cita o fato da construção de dois pedágios próximos um do outro.

Após a aprovação, a moção será direcionada ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), à concessionária responsável pela rodovia e aos prefeitos de Caldas, Santa Rita de Caldas e Ipuiúna.

DUF

Conforme a concessionário do trecho, um recurso importante está disponível aos usuários, que é o desconto de usuário frequente – DUF. Um mecanismo de descontos progressivos, disponibilizado para condutores de veículos leves, que optarem pela passagem na via automática com TAG. Na primeira passagem pelo pedágio será cobrado o valor integral da tarifa e a partir da segunda passagem pela mesma praça e no mesmo sentido o desconto já será aplicado. O abatimento do valor da tarifa é realizado até a 30ª passagem, no intervalo de um mês. No período subsequente, o ciclo de descontos retorna do início.

Além do DUF, estará disponível aos usuários as formas de pagamento via cartão de crédito ou débito, vale pedágio e dinheiro.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/Jtbtc1t8EJ8ELH804xl02Q